Começaram nesta quinta-feira (3) as reuniões públicas em que a prefeitura de Santa Maria vai apresentar o novo sistema de transporte coletivo da cidade, que vai embasar a licitação do serviço. A previsão é que a escolha das empresas que vão assumir o serviço ocorra no início do ano que vem. A primeira reunião pública foi às 19h de quinta, no CTG Sentinela da Querência, em Camobi.
Antes da primeira reunião com a comunidade, o prefeito Jorge Pozzobom, o vice Rodrigo Decimo e o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, apresentaram as mudanças previstas no transporte coletivo a partir do ano que vem, com a nova licitação.
Entre as exigências que serão feitas às empresas vencedoras, já quando assumirem o novo contrato, estão que pelo menos 30% dos ônibus tenham ar-condicionado, e que a idade média da frota seja de 8 anos – é a média atual. Outro ponto é que também será mantido entre 25% e 28% dos ônibus com cobradores e exigido que as roletas aceitem pagamento em cartão de crédito, débito ou pagamento por QR Code.
Também estão previstos novos corredores de ônibus, como na Avenida Presidente Vargas, Rua Riachuelo e André Marques, para agilizar as viagens. No futuro, serão construídos grandes terminais para que o sistema tenha linhas troncais, mais rápidas, entre o centro e as 4 regiões da cidade. No Centro, serão quatro terminais, dois na região do atual paradão, e dois em frente ao Carrefour.
As reuniões públicas, para explicar as mudanças e ouvir a comunidade, vão até o dia 23 de novembro. No dia 24, às 19h, haverá uma audiência pública na Praça Saldanha Marinho. A partir dos pedidos, pequenos ajustes poderão ser feitos.
Até 1º de dezembro, a prefeitura deve enviar todo o processo para análise do Tribunal de Contas do Estado. Assim que o TCE der o retorno, será lançada a licitação.
Quinta (3/11) – CTG Sentinela da Querência, Camobi, 19h
7/11 (segunda) – Escola Batista, na Salgado, 19h
8/11 (terça) – Colégio Santa Maria, no Centro, 19h
9/11 (quarta) – Salão Paroquial da Igreja Santa Catarina, no Bairro Itararé, às 19h
10/11 (quinta) – CAIC Luizinho de Grandi, no Bairro Lorenzi, às 19h
11/11 (sexta) – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Bairro Centro, às 9h
16/11 (qua) – Auditório C do Prédio 18 da UFSM, 19h
17/11 (quinta) – Escola Diácono João Luiz Pozzobon, na Vila Maringá, no bairro Diácono, 19h
18/11 (sexta) – Escola Irmão Quintino, na Vila Caramelo, no Bairro Juscelino Kubitschek, 19h
21/11 (segunda) – Piquete Manoel Pinto, no Passo das Tropas, 19h
22/11 (terça) – Colégio Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta, 19h
23/11 (quarta) – Associação Comunitária, na Cohab Tancredo Neves, 19h